Curso Internacional de Psicoterapia Somática em Biossíntese

Formação de nível superior de Psicoterapeutas*.

*Com acesso ao ECP (European Certificate of Psychotherapy) e à profissão de Psicoterapeuta Somático em Biossíntese.

Objetivos

O Curso Internacional em Psicoterapia Somática em Biossíntese vem preencher necessidades e lacunas que são cada vez mais sentidas pelos profissionais da área da saúde e que procuram novas respostas e soluções face a questões atuais. Esta é uma terapia que está enraizada nas filosofias Ocidental e Oriental, e nas áreas da medicina, medicina natural, neurociência e física quântica, epigenética, psicossomática e psiconeuroimunologia.

O nosso foco é a integração humana e de todo o trabalho terapêutico nas três dimensões do ser: somático-emocional, psicossocial e essencial-espiritual. A nível corporal trabalha-se na integração dos padrões de respiração, do tónus muscular e da expressão dos sentimentos através dos principais canais de contacto. A ênfase é no processo terapêutico e não na técnica.

Formamos Psicoterapeutas Somáticos em Biossíntese e poder exercer tanto individualmente em consultório próprio e com grupos, bem como liderar a elaboração de projetos de intervenção desde as áreas da saúde, educação, social, familiar e empresarial.

 

Para quem?

Destinado a psicólogos, médicos e psicoterapeutas reconhecidos pela European Association for Psychotherapy (EAP).

Para outros profissionais das áreas da educação, saúde, humanidades e ciências, será permitida a candidatura desde que sejam selecionados na entrevista de avaliação com a coordenação pedagógica e concluam com aproveitamento (antes do final do segundo ano) as quatro disciplinas base de Psicologia, conforme exigido pela EAP e EABP.

Critério de seleção do aluno inclui:

  1. Uma entrevista de avaliação com a coordenação pedagógica;
  2. Uma carta de motivação;
  3. Comprovativo de Licenciatura ou Mestrado.

Programa

I - Foundations | Fundamentos

Dá-se enfase às nossas raízes no corpo e às nossas atitudes em relação ao tempo, espaço, energia e dinheiro. Os principais temas de aprendizagem são os padrões de sustentação do corpo, as tendências de polaridade no corpo e as qualidades do impulso em movimento.

• Fundamentos da vida.
• Bases da Morfologia.
• Correntes da Vida.
• Como estamos instalados na nossa vida em termos de tempo e espaço- Embriogenese e Processo de Desenvolvimento

II - Roots | Enraizar

A enfase está no Centro Energético da base da coluna e na coluna como base da autonomia, e na diferença entre as tendências do caracter enraizado e desenraizado. Os temas são a compreensão dos campos motores como padrões de desenvolvimento do movimento, o gesto expressivo e os esquemas afecto-motores.

• Raízes: de onde eu venho, quais são as minhas raízes pessoais e familiares.
• Relação com o meu próprio corpo. – Campos motores: qualidade do impulso. Sistemas de informação
nervosa dos músculos esqueléticos: Sistema Alfa, cortical; Sistema Gama, vegetativo.
– Relação com a gravidade. Polaridades Caracterológicas.
• Estrutura do trabalho com o Centro Energético da Base da Coluna.

III - Center | Centrar

A enfase é dada ao Centro Energético do Baixo Abdomen e aos aspectos da experiência pré-natal e perinatal, à vida uterina, ao nascimento e aos meios para ajudar os clientes com trauma de nascimento ou trauma pré-natal. Princípios do trabalho com padrões de respiração, hiper e hipoventilação. Princípios do caracter: a cisão esquizo-histérica manifestada como uma distorção da polaridade
entre contenção e libertação.

• Nascimento – Umbigo, gravidez: a nossa história
• Ressonancia do nascimento no corpo.
• Como vivemos os momentos de transição na vida. – Reorganizando a nossa história do nascimento.
• Estrutura do trabalho de nascimento.

IV - Orality / Need | Oralidade / Necessidade

Dá-se enfase ao primeiro ano de vida, ao Centro de Energia da garganta, às tendências de caracter oral, às necessidades saudáveis e aos padrões de aquisição de hábitos. São ensinados os princípios da Biossíntese sobre os elementos de toque, como formas de uma nutrição saudável.

• A Criança Abandonada: a Retirada Simbiótica. Carácter Oral.
• Etapa da Sustentação. Distúrbio Paranóide. Depressão.
• Entre Coração e Garganta – Alimento e vício.
• Necessidades. Visão embriológica do Alimento.
• Deficiências do coração, padrões de adição.
• Estrutura de trabalho com os quatro elementos de toque: Terra -Solidez; Água-Fluidez; Ar-Respiração;Fogo – Sexualidade, Vitalidade.

V - Borders | Fronteiras

A enfase está nas energias do Centro do Diafragma e nas emoções de raiva e ansiedade do simpático, em relação aos padrões de movimento da agressão construtiva e da auto-defesa construtiva, ou busca de segurança. Aspectos poderosos do caracter, como no masoquismo ou na psicopatia.

• A Criança Vencida: Masoquismo Social e Padrões de Auto-Depreciação.
• Etapa da Exploração. Polaridades: Caracter Masoquista; Caracter Psicopático; Obsessão e Compulsão.
• Limites. Como me protejo. Vítima-Carrasco; Raiva-Medo;
• Estrutura de trabalho com o Centro do Diafragma.

VI - Sexuality | Sexualidade

A enfase é dada aos centros de energia sexual e às pulsações de prazer no corpo, ao trabalho com constrições na pélvis, à manutenção de um eros e de uma sexualidade saudáveis, e à base somática para trabalhar com os problemas sexuais dos clientes.

• A Criança Explorada: Defesas Histéricas e a Personalidade Histrionica.
• Carga e o papel da sexualidade na minha vida.
• Desenvolvimento da sexualidade
• Padrões edípicos. Carga energética e polaridade: hiper-sexualidade, hipo-sexualidade, incesto
• Estrutura de Trabalho com o Centro de Energia do Baixo Abdomen – Sexualidade.

VII - Bonds | Vínculos

A enfase está no coração como centro de uma relação de amor e nos padrões de cooperação nas parcerias (em oposição ao conluio simbiótico ou às colisões destrutivas). Um foco central concentra-se na carga energética dos braços como canais de expressão e de contacto. Aspectos do caracter hiper-activo ou hipo-activo nas relações.

• Etapa da Comunicação: Caracter Histérico, Caracter Fálico-Narcisista; Caracter Passivo-Feminino; Caracter Masculino-Agressivo.
• Centro de Energia do Coração -Vínculos – Relações – Trazendo energia para o coração
• Equilíbrio entre estar junto e estar separado
• Estrutura de trabalho com o Centro de Energia do Coração.

VIII - Communication | Comunicação

Dá-se enfase à voz, ao Centro de Energia da Garganta e ao ouvido. Temas principais: padrões de comunicação clara na linguagem e interrupções dessa comunicação. Um meio de ajudar clientes super racionais e clientes com dificuldade de encontrar palavras para expressar as suas experiências.

• Comunicação e expressão
• Centro de Energia da Garganta. Linguagem exploratória – linguagem explanatória
• Funções energéticas da voz. Caracter e Linguagem
• Estrutura de Trabalho com Centro de Energia da Garganta.

IX - Stare at | Encarar

Dá-se enfase ao olhar para fora e para dentro, ao contacto com os olhos e à visão, a glandula pineal. Trabalho terapêutico com o bloqueio ocular. Enfatizam-se também os meios para transformar imaginação restritiva em imaginação criativa e os meios para estabelecer imaginação, segurança e movimento.

• Padrões Narcísicos. Clareza e Confusão. Visão e Contacto
• Centro Energético da Glandula Pineal. Espiritualidade e Misticismo
• Imagem interna criativa – clareza emocional
• Mente individual e mente colectiva (visão lógica)
• Estrutura de Trabalho com os olhos Glandula Pineal.

X - Inwardness| Espiritualidade

A enfase é dada ao Centro Energético do Cérebro Médio, como uma passagem entre a existência pessoal e a transpessoal . Temas de uma espiritualidade saudável em oposição a escapes pseudo–espirituais do corpo. As actitudes em relação à morte. A aprendizagem intensiva sobre o trabalho com habilidades e qualidades da essência.

• Desenvolvimento da Essência
• Contacto com a consciencia superior
• Diário estruturado.
• Centro Energético do Cérebro Médio. Direcção da minha vida: entre o nascimento e a morte; relacionamento com espiritualidade e morte.
• Estrutura de Trabalho com Centro Energético do Cérebro Médio.

XI - Format- Forming | Formatar-Formar

Enfatiza-se a continuação do tema anterior e o estudo dos distúrbios nas funções de integração do Centro Energético do Cérebro Médio na psicose, aos estados traumáticos e às condições limítrofes (“borderline”).

• Formatar e Formar .
• Pratica da Terapia no mundo, diagnósticos, problemas especiais de trabalho, temas profissionais.
• Qualidade da relação terapeuta-cliente (tipos de vínculo).

XII - Shaping | Encerrar Processos

Dá-se enfase aos campos de aplicação da Biossíntese, à prática particular, à prática clínica ou a outras áreas, como o trabalho com crianças ou as aplicações sociais. Aspectos caracterológicos do processo de transição e despedida. Cultivar, cuidar. “Novos começos”.

  • Conclusão da Formação
  • Avaliação.
  • Forma caracterológica da despedida.
  • Como fechar processos de forma diferente

Vantagens

A certificação da DGERT atribui um certificado profissional em Psicoterapeuta Somático em Biossíntese. Esta é uma profissão reconhecida e que permite o acesso à Caderneta de Competências (antiga caderneta profissional).

A frequência do curso atribui créditos aos alunos através do Sistema de Créditos do Ensino e Formação Profissionais (ECVET).

-O CPSB tem certificação Internacional pela EAP – European Association for Psychotherapy.

A formação decorre em horário pós-laboral e aos fins de semana.

A certificação permite solicitar o estatuto de trabalhador-estudante.

Estágio integrado e garantido com os clientes da nossa Clínica, o que permite a criação de uma carteira de clientes.

A Biossíntese tem uma ampla base para ser aplicada e é complementar a outras áreas de saúde, às relações interpessoais em geral e ao crescimento pessoal em particular. Assim, o seu campo de aplicação estende-se pela psicologia, medicina, enfermagem, ensino e assistência social. Na sua vertente social, é uma ferramenta muito útil para avaliar e cuidar dos problemas interpessoais nas empresas.

Na sua visão holística, a Biossíntese tem desenvolvido um modelo de integração entre tudo o que compõe o indivíduo, vendo-o como único, ou seja, cada caso é um caso e deve ser visto e cuidado como tal.

Trabalhamos com a regulação emocional e a atenção plena.

Duração: 40 meses de formação teórico-vivencial, supervisão e estágio

Horário: fins de semana ou pós-laboral

Calendarização: …  2017. Por favor entre em contato connosco para saber as datas e horários do novo curso.

Investimento:
       Inscrição Anual: 200
       Prestação Mensal: 210

Locais: Lisboa

Inscrições / Informações

Horário Secretaria: Segunda a Sexta-Feira das 9h às 20h

Local:
Av. 5 de Outubro, n.122, 5º Esq.
PT – 1050-061 Lisboa

Tel: 217935326 | Telm: 96 393 97 50 | email: geral@cfpsb.com

 

 

Equipa Docente

Professores Internacionais Convidados do CPSB
Maria del Mar Cervantes

Maria del Mar Cervantes

Departamento de Formação

Psicóloga Clínica, Especialista em Saúde e Doutorada em Psicossomática e Ciências Neurais , Psicoterapeuta Somática em Biossíntese, Professora Sénior pelo International Institute for Biosynthesis, Directora do CPSB (centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese).

Gabriele Hoppe

Gabriele Hoppe

Professor Sénior Internacional | Alemanha

Psicoterapeuta diplomado y Arte-terapeuta, con una larga experiencia y formación en Psicoterapia Corporal. Miembro de la (WCP) World Council for Psychotheray . Extensa formación en Biosíntesis,
Moshe Feldenkrais y Eutonie, además de la formación con Chuck Spezzano y Carl Simonton, maestro de la Sociedad Alemana de Acupuntura. Co-creadora con el acupuntor y autor Grabiel Stux del libro “Medicina Energética y Terapia”, que es una combinación única de Medicina China y la Biosíntesis. En 1999, comenzó a impartir semainarios en Europa, Suiza, Israel, Brasil y los Estados Unidos y continúa en un papel activo y dinámico como educadora internacional. Es miembro del equipo de profesores de Santa barbara Graduate Instititute, dando formación en el Programa de Certificación en Esalen. Su inmersión en Biosíntesis le ha proporcionado la oportunidad de asistir a la co-fundadora Dra. Silvia Specht-Boadella y al fundador Dr. Hc. David Boadella en Suiza desde 2000.

Alejandro Olea

Alejandro Olea

Professor Sénior Internacional |Chile

Magíster en Psicología Analítica Jungiana, Universidad Adolfo Ibáñez. Profesor de la Cátedra “Introducción a la Psicología”. Profesor de Curso electivo “Introducción a la Psicoterapia Corporal”.
Profesor invitado del curso Formativo de Postítulo de Terapia Gestáltica del Psicólogo Héctor Calas M, Universidad Academia de Humanismo Cristiano. Profesor de Curso electivo “Introducción a la Psicoterapia Corporal”. Escuela de Terapia Corporal. Profesor del curso “Cuerpo, grupo y expresividad”.
Curso en diplomado en psicología transpersonal“ Configuración energética humana”. Curso en magíster en educación emocional. Universidad Academia de Humanismo Cristiano. Atención de pacientes y talleres terapéuticos grupales en consulta particular.

Gil Arad

Gil Arad

Professor Sénior Internacional | Israel

(Nació en 1931), B.A., M. Ed., Dr. Hon. c., Psicoterapeuta SPV y UKCP. Estudió educación, Psicoterapeuta somático en Biosíntesis por el IIBS. Formado en Psicología Budista. Director del Instituto de Biosíntesis de Israel en Tel Aviv.DE.

Paz Cardín

Paz Cardín

Professora Junior Internacional | Espanha

Homeópata con 5 años de formación en Pathosophia Raum für Heilkunde, Scolia Asclepia y Chiron Schule, Berlin, entre otros. Miembro de la Sociedad Española de Homeopatía Clásica. Naturópata titulada oficial por Gesundheitsamt Berlin, Alemania y titulada en Naturopatía por la Bircham International University.
Psicóloga (nº M-27426) por la Universidad Complutense de Madrid con Máster Psicología General Sanitaria por la Universidad Pontificia de Comillas & Psicoterapeuta corporal titulada por la International Institute for Biosynthesis, IIB y reconocida oficialmente a nivel europeo por European Association for Psycotherapist. Profesora Internacional del Máster de psicoterapia corporal en Biosíntesis para España y Rusia. Profesora de Yoga y practicante desde hace más de dos décadas, en sus clases trasmite su ilusión y entusiasmo por esta disciplina milenaria. Psicóloga Centro Escucha San Camilo en tratamiento al Duelo. Ppsicóloga – psicoterapeuta corporal en Centro AGAMEDE.

Professores Locais CPSB

Ana Rita Carmo

Ana Rita Carmo

Professora Local e Supervisora

Patrícia Querido

Patrícia Querido

Professora Local e Supervisora

Psicóloga Especialista em Educação e em Psicoterapia pela OPP, Psicoterapeuta Somática em Biossíntese, Professora Local do CPSB, Diretora do Departamento Biossíntese Crianças e Jovens do CPSB, Supervisora de Psicoterapeutas de Crianças e Jovens. Atende em Consultório Privado Adultos, Crianças e Jovens há mais de 13 anos, foi Professora dos Cursos de Educação e Formação do Ministério da Educação. Pós-Graduada em Neuropsicologia da Educação. Formadora Certificada com experiência em palestras e comunicações, inclusive na RTP. Presidente da APPC,  Associação Portuguesa de Psicoterapia Corporal.

Milagros Carmona

Milagros Carmona

Professora

Magíster en Psicología Analítica Jungiana, Universidad Adolfo Ibáñez. Profesor de la Cátedra “Introducción a la Psicología”. Profesor de Curso electivo “Introducción a la Psicoterapia Corporal”.
Profesor invitado del curso Formativo de Postítulo de Terapia Gestáltica del Psicólogo Héctor Calas M, Universidad Academia de Humanismo Cristiano. Profesor de Curso electivo “Introducción a la Psicoterapia Corporal”. Escuela de Terapia Corporal. Profesor del curso “Cuerpo, grupo y expresividad”.
Curso en diplomado en psicología transpersonal“ Configuración energética humana”. Curso en magíster en educación emocional. Universidad Academia de Humanismo Cristiano. Atención de pacientes y talleres terapéuticos grupales en consulta particular.

Cláudia Correia

Cláudia Correia

Professora Local e Supervisora

Eunice Santos

Eunice Santos

Professora

Licenciada em Biologia (1985) e em Ciências Farmacêuticas (1994).
Pós-Graduação Psicoterapia Somática em Biossíntese (1999).

Psicoterapeuta. Foi professora no ensino secundário das disciplinas do grupo de Biologia. Trabalhou em investigação na área de Imunologia na Faculdade de Medicina de Lisboa e no LNETI. Desde há 15 anos que é formadora certificada (CAP), tendo lecionando na FMD de Lisboa, no SIMAC, na EAN e em centros de formação em Lisboa e Setúbal, em diferentes disciplinas (Nutrição, Farmacologia, Cuidados Básicos de Saúde, Farmacognósia – plantas medicinais).É responsável pelo módulo Técnicas de Dramatização em Desenvolvimento Humano, da PósGraduação em Terapias Expressivas, no ISEC de Lisboa

Teresa Paula Monteiro Gomes

Teresa Paula Monteiro Gomes

Professora

Licenciada em Medicina pela Universidade de Coimbra em 1987.

Especialista em Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Dr. Alfredo da Costa em 1996. Coordenadora do Núcleo de Ginecologia Psicossomática da Sociedade Portuguesa de Ginecologia desde 2013. Responsável pelo ensino pós-graduado de Ginecologia e Obstetrícia na Maternidade Dr. Alfredo da Costa.Autor e Co-autor de vários artigos científicos. Autor e Co-Autor de livros na área da Menopausa e na Patologia do trato genital inferior. Palestrante em congressos nacionais e internacionais.
Pós-graduada em Psicoterapia Somática em Biossíntese.
Terapeuta Psico-Corporal. Pós-graduada em Hipnose Clínica e Experimental da Faculdade de Medicina de Lisboa. Formada em Psicologia Analítica de C.J. Jung – Núcleo Português de Estudos Junguianos.

Noemí Casabón Catalán

Noemí Casabón Catalán

Professora

Psicóloga, Terapeuta Gestalt. Formada em teoria e métodos de psicoterapia Integrativa por "The institute for Integrative Psychotherapy de New York". Docente de terapeutas desde 2007. Curso de pós-graduação em Análise e gestão de grupos. Seminários teórico -práticos em terapia sexual e de casal, pelo ISEP (Institut superior D`estudis Psicológics). Em formação na pós-graduação em Psicoterapia Somática em Biossíntese pelo CPSB. Em formação no curso de psicossomática e Epigenética, também no CPSB.

Professores Assistentes CPSB

Sandra Veiga

Sandra Veiga

Professora Assistente

Teresa Madeira

Teresa Madeira

Professora Assistente

Pedro Teles

Pedro Teles

Professor Assistente

Joana Quintino

Joana Quintino

Professora Assistente

Ana Caeiro

Ana Caeiro

Professora Assistente

José Aurélio Faia

José Aurélio Faia

Professor Assistente

Isabel Rolim

Isabel Rolim

Professora Assistente

Ilda Lemos

Ilda Lemos

Professora Assistente

Margarida Nobre

Margarida Nobre

Professora Assistente

Rita Bucha

Rita Bucha

Professora Assistente

Ana Ferreira

Ana Ferreira

Professora Assistente

 

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Dados Profissionais

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