Formação Internacional de Especialização Avançada em Atendimento Terapêutico de Crianças e Jovens.

Formação de nível superior

A Biossíntese é uma abordagem psicoterapêutica integrativa e holística, pois considera o ser humano em todas as suas dimensões: corpo, mente, alma e energia inserido num contexto familiar, profissional e social. As crianças e os jovens são parte integrante e importante desse contexto humano. As crianças e os jovens são o inicio do desenvolvimento humano e para que se cuide do ser humano é necessário começarmos pelo principio.

Assim, surge o Curso de Especialização Avançada em Atendimento Terapêutico de Crianças e Jovens, Biossíntese Crianças e Jovens. Focado nas necessidades e especificidades do Desenvolvimento Humano e do mundo complexo das Crianças e dos Jovens. Abordaremos os autores e teorias do Desenvolvimento Humano, desde a Biologia, a Educação, a Neurociência à Psicologia, aprendendo também técnicas de trabalho prático com Crianças e Jovens.

Nesta caminhada pioneira que estamos a iniciar, desejamos que esta especialização tenha uma estrutura real, ajustada às necessidades daqueles que gostariam de trabalhar na área do atendimento psicoterapêutico de crianças e jovens, que possua a cientificidade inerente às áreas que intervêm no cuidar de crianças e jovens e queremos contribuir para a formação de profissionais responsáveis com “ferramentas” e qualidades indispensáveis à intervenção nesta área que é específica e exige conhecimento e preparação.

Objetivos

  • Abordar as Noções Básicas e Fundamentais do Acompanhamento Psicoterapêutico de Crianças e Jovens.
  • De uma forma teórica e também prática pretende-se transmitir ferramentas (métodos e técnicas) para adquirir competências para uma melhor intervenção psicoterapêutica.
  • Promover uma qualificação profissional especializada de nível superior no âmbito do Atendimento Psicoterapêutico de Crianças e Jovens.
  • Ensinar os conceitos básicos do Desenvolvimento Humano e a sua influência na Criança e no Jovem e no seu contexto, assim como conhecimentos e trabalhos práticos na área das Crianças e Jovens.
  • Ampliar conhecimentos práticos e teóricos adquiridos na formação universitária de base.
  • Promover a reflexão sobre o papel do Psicoterapeuta de Crianças e Jovens, as suas áreas de intervenção e a sua ética.
  • Capacitar profissionais e também cuidadores a desenvolver práticas adequadas às necessidades totais das Crianças e Jovens.

Destinatários

Para estudantes finalistas e profissionais da Psicologia, Psicoterapia, Ensino e Saúde (Professores, Enfermeiros…) interessados em conhecer o Desenvolvimento Humano relacionado com o Acompanhamento Psicoterapêutico de Crianças e Jovens.
Excelente oportunidade de aumentar o autoconhecimento, uma vez que este curso é Teórico-Vivencial.

Competências a adquirir:

  • Análise dos princípios básicos do Desenvolvimento Humano.
  • Utilização de técnicas, procedimentos e métodos do Acompanhamento
  • Psicoterapêutico de Crianças e Jovens.
  • Adequação dos conhecimentos adquiridos, dentro da ética profissional e em ressonância com o cliente.
  • Aptidão e conhecimentos teórico-práticos para a aplicação, pesquisa e aprofundamento das noções do Acompanhamento Psicoterapêutico de Crianças e Jovens.

Plano Curricular – Nível Base 108h

I (18h) - Workshop - Introdução na Clínica da Criança e do Jovem
  • Ética e as leis sobre a proteção das crianças e jovens;
  • Setting;
  • 1ª Consulta com os pais – Anamnese;
  • Terapêuticas químicas;
  • Observação da criança;
  • Teorias do Desenvolvimento da Criança e Jovem;
  • Funções Psicológicas;
  • Avaliação e Relatório Psicológico e Psicoterapêutico;
  • Os desenhos na terapia psicossomática;
  • Diagnósticos mais comuns: divórcio; medo; morte e luto; sexualidade; problemáticas da aprendizagem e do  comportamento; Psicopatologias mais comuns;
  • O brinquedo e o brincar;
  • Alta do Processo Psicoterapêutico.
II (18h) - Workshop - O Início do Desenvolvimento
  • Da Conceção ao Nascimento.
  • Algumas Teorias do Desenvolvimento
  • Discussão de Casos Clínicos;
  • Modelos de Intervenção Psicoterapêutica;
III (18h) - Workshop - A infância
  • Desenvolvimento físico e saúde;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Desenvolvimento psicossocial;
  • Algumas Teorias do Desenvolvimento
  • Discussão de Casos Clínicos;
  • Modelos de Intervenção Psicoterapêutica;
IV (18h) - Workshop - O Período Pré-escolar
  • Desenvolvimento físico e saúde;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Desenvolvimento psicossocial;
  • Algumas Teorias do Desenvolvimento
  • Discussão de Casos Clínicos;
  • Modelos de Intervenção Psicoterapêutica;
V (18h) - Workshop - O Período Escolar
  • Desenvolvimento físico e saúde;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Desenvolvimento psicossocial;
  • Algumas Teorias do Desenvolvimento
  • Discussão de Casos Clínicos;
  • Modelos de Intervenção Psicoterapêutica;
VI (18h) - Workshop - Adoloscência e Juventude
  • Desenvolvimento físico e saúde;
  • Desenvolvimento cognitivo;
  • Desenvolvimento psicossocial;
  • Algumas Teorias do Desenvolvimento
  • Discussão de Casos Clínicos;
  • Modelos de Intervenção Psicoterapêutica;

Nível Aprofundado (com Supervisão) 108h no total com 6 Módulos de 18h cada.

Organização pedagógica

Maria del Mar Cervantes

Maria del Mar Cervantes

Departamento de Formação

Psicóloga Clínica, Especialista em Saúde e Doutorada em Psicossomática e Ciências Neurais , Psicoterapeuta Somática em Biossíntese, Professora Sénior pelo International Institute for Biosynthesis, Directora do CPSB (centro de Psicoterapia Somática em Biossíntese).

 
Patrícia Querido

Patrícia Querido

Professora Local e Supervisora

Psicóloga Especialista em Educação e em Psicoterapia pela OPP, Psicoterapeuta Somática em Biossíntese, Professora Local do CPSB, Diretora do Departamento Biossíntese Crianças e Jovens do CPSB, Supervisora de Psicoterapeutas de Crianças e Jovens. Atende em Consultório Privado Adultos, Crianças e Jovens há mais de 13 anos, foi Professora dos Cursos de Educação e Formação do Ministério da Educação. Pós-Graduada em Neuropsicologia da Educação. Formadora Certificada com experiência em palestras e comunicações, inclusive na RTP. Presidente da APPC,  Associação Portuguesa de Psicoterapia Corporal.

Patrícia Querido

Patrícia Querido

Professora Local e Supervisora

Psicóloga Especialista em Educação e em Psicoterapia pela OPP, Psicoterapeuta Somática em Biossíntese, Professora Local do CPSB, Diretora do Departamento Biossíntese Crianças e Jovens do CPSB, Supervisora de Psicoterapeutas de Crianças e Jovens. Atende em Consultório Privado Adultos, Crianças e Jovens há mais de 13 anos, foi Professora dos Cursos de Educação e Formação do Ministério da Educação. Pós-Graduada em Neuropsicologia da Educação. Formadora Certificada com experiência em palestras e comunicações, inclusive na RTP. Presidente da APPC,  Associação Portuguesa de Psicoterapia Corporal.

Tatiana Neves

Tatiana Neves

Professora

Psicoterapeuta Somática em Biossíntese para crianças e jovens, Hipnoterapeuta e Fitoterapeuta; Responsável pelo Programa BE, Projeto de Educação Emocional em Biossíntese Educacional para crianças e jovens; Formação em Filosofia para Crianças; Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores (CCP nº F632070/2015).

Calendarização

 

Próximas Datas 2018:  2, 3 e 4 de Fevereiro; 4, 5 e 6 de Maio; e 19, 20 e 21 de Outubro

 

Duração: Total de 216h. O Nível Base tem 108h de formação e o Nível Aprofundado tem 108h de formação.

 

Nível Aprofundado tem 120h de formação.

 

Horário:Em formato de Workshop Intensivo de final de semana: Sexta das 16h30 às 21h30, sábado das 10h às 19h com 1h30 de almoço e domingo das 9h30 às 15h.

18h por Módulo.

 

Mínimo 5 alunos/Máximo 15 alunos

 

Local – CPSB Lisboa

 

 

 

 

 

 

Investimento

 

Inscrição: 50€

 

Valor por Módulo: 180€ (facilidade de pagamento).

 

A realização do curso está condicionada ao número mínimo de 5 inscrições.

 

 

Critérios de Seleção

 

  • Análise Curricular, carta de motivação, cópia de certificado de frequência da Licenciatura, Mestrado.
  • Ordem de chegada das candidaturas (a candidatura só é válida após pagamento da inscrição).
  • Entrevista (necessária para candidatos externos).

Inscrições / Informações

 

Horário Secretaria: Segunda a Sexta-Feira das 9h às 20h

 

Local: Av. 5 de Outubro, n.122, 5º Esq. PT – 1050-061 Lisboa

 

Tel: 217935326 | Telm: 96 393 97 50 | email: geral@cfpsb.com

 

 

 

O CPSB é o único Centro de Formação, em Portugal e Espanha, acreditado pela EAP – European Association for Psychotherapy e certificado pela DGERT.

 

 

Membro fundador de:                                                

apoios

Instituição Acreditada por:                                                

acreditacao

Instituição Certificada por:                                                

certificacao

Share This